Pesquisar nas cartas

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Em breve


Oi garotas!

Tenho andado bastante atarefada nesta semana, reuniões externas, apresentação de projeto no horário de almoço, eventos familiares, idas ao médico (consultas de rotina de mamãe e papai)... Quando vi, já era quinta-feira, já tinha começado o mês e eu não havia dado um olá pra vocês...rs

Por toda essa trabalheira que foi a semana, comecei a imaginar como farei para me locomover aqui em Brasólia, quando estiver grávida...

Explico: Pra quem não conhece a capital federal, as distâncias aqui são imensas, o transporte público é precário (se você acha que aí na sua cidade é ruim, aqui, com toda certeza é pior), e não temos grandes alamedas para fazer sombra numa caminhada de 20 minutos de sol escaldante, além da falta de calçada em grande parte da malha urbana... Pois é!
Eu, como arquiteta, poderia falar aqui o que penso disso, mas nosso foco é outro e o post ficaria enorme...

Sim, eu admiro muito Lúcio Costa, e sim, a maioria dos monumentos arquitetônicos do Oscar #aíntima são desprovidos de conforto ambiental.

Dito isso, carro aqui não é luxo, é necessidade! Pode crer!
Até me incomodo com isso. Soa como esnobe! Mas não é por aí não, tá gente! Passei a faculdade toda pegando busão!
Já fomos em vários lugares onde o transporte público é eficiente e adoramos! A sensação de liberdade é grande e nos sentimos mais parte da cidade e não meros observadores dos semáforos...

Mas pra que eu tô escrevendo tudo isso?
Para a gente, que daqui a pouco vai engravidar... Mas também vai trabalhar, visitar a família, ir ao cinema, nas consultas de pré-natal, comprar as roupinhas do baby... E muitas outras coisas... DIRIGINDO!
No meu caso, necessariamente!


Fui pesquisar e vi que o Código Brasileiro de Trânsito não faz restrições para motoristas grávidas, nem mesmo as profissionais, portanto as limitações são muito pessoais, depende muito da grávida e do posicionamento médico, que varia muito.
Uns dizem que pode até o 6º, outros dizem que não pode durante toda a gestação, outros dizem que pode sim, mas a maioria concorda que o mais indicado é dirigir até o 8º mês.


Achei umas dicas legais aqui neste site e achei muito proveitoso disponibilizar pra geral!


Cuidados especiais que devem ser tomados pelas grávidas ao volante:
·         Cinto de segurança: A compressão do cinto pode gerar desconforto para a mãe mas não gera prejuízos ao bebê. Deve continuar sendo usado mesmo com a barriga muito grande, pois é ele que evitará choques com o volante diante de uma freada. O cinto de segurança para grávidas deve ser o de três pontas, a faixa diagonal deve passar pelo ombro e entre os seios e a faixa horizontal deve ficar bem abaixo do útero.


·         Posição da poltrona: Em primeiro lugar deve estar confortável para a mulher, sendo que o conforto geralmente ocorre quando a lombar fica a mais reta possível, formando um ângulo de 90 graus com as coxas. A poltrona deve ser afastada do volante para haver espaço para esticar as pernas e evitar choques com a barriga. O volante deve estar a pelo menos 15 cm de distância do abdômen.

·         Tempo ao volante: A grávida não deve ficar muito tempo ao volante para evitar hipoglicemia, estresse, inchaço das pernas e dificuldade de retorno venoso. O máximo permitido são duas horas ao volante, e mesmo assim com paradas para alongamento e movimentação.

·         Velocidade de direção: A velocidade deve ser reduzida, no máximo a 60 km/h para evitar a todo custo colisões, freadas bruscas e buracos. O comportamento no volante deve ser defensivo e alerta, evitando condições meteorológicas desfavoráveis e horários em que o trânsito fica engarrafado. Evitar o estresse é algo muito importante neste período.


Caso alguém saiba de alguma coisa importante que não mencionei, comenta aí!

Bj forte

9 comentários:

  1. Adorei o post!!
    Assunto super útil e importante e que simplesmente não tinha passado pela minha cabeça ainda..rs..
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou Gabi!

      Às vezes a gente esquece esses detalhes mesmo!
      Bjosssss

      Excluir
  2. Excelentes dicas!!! Tomara que logo, logo vc possa colocá-las em prática!!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois num é!!!

      Quando chegar minha vez, estarei trabalhada na informação!
      Bj Ly!

      Excluir
  3. Excelente post MMaria usar o cinto corretamente é muito importante, eu já uso assim.
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Má,

      Essas atitudes preventivas são muito importantes, né!
      Fico feliz que tenha gostado do post!

      Bj <3

      Excluir
  4. HUm! Importante! Eu que sou toda independente, ia ficar difícil não poder dirigir. :)

    ResponderExcluir
  5. Eu tb!
    Até curto ir pro trabalho juntinho com maridão, quando dá!
    Mas sempre é um transtorno, sempre acontece alguma reunião, algum problema em obra...
    Daí a preocupação...

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. olá, é minha primeira vez no seu blog e adorei este texto.
    tenho dúvidas em relação a dirigir carro com airbag, dei uma procurada e não há nenhuma proibição mas dá um medinho né!
    enfim, sou uma desejante, começo a ser tentante a partir de setembro.
    um abraço e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir