Pesquisar nas cartas

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Novas respostas para velhas perguntas

Todas as vezes que encontramos alguém que não víamos há muito tempo:


  • Já tem filho? 
  • Quando vão ter? 


E sempre as mesmas respostas:


  • Não, ainda não. 
  • Estamos treinando, em breve ele chega.


Só que chega um dia que você apela!!!


E é grosseiro com quem não merece... Já aconteceu comigo. Na hora fico com raiva mas depois me culpo por ser tão impaciente. Não com as perguntas, mas com as insinuações:

  • Já tá na hora, hein?!
  • Nossa, não vão querer ter filhos, não?! Pra que casaram?
  • Você tem que procurar um especialista!
  • Tão fazendo o negócio direitinho?
  • Ah mas você tomou pílula muito tempo, vai demorar MUITO para engravidar!
Essa última frase tirou meu sono.
Será que fui tão estúpida assim? Será que não percebi que estava fazendo mal ao meu corpo e atrasando meu sonho?

Fui pesquisar, pois isso me acalma, e descobri que isso não tem fundamento. Muito pelo contrário! A pílula, ajuda a controlar alguns incômodos menstruais e prevenir algumas doenças. Bendito GOOGLE!

E, é calaaaaaaaro que eu vim aqui compartilhar com azamigas!!!

Texto copiado do Baby Center:

Não há provas científicas de que o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais interfira na fertilidade da mulher. Antigamente, os médicos sugeriam que se fizessem "intervalos" sem a pílula de tempos em tempos, mas hoje em dia a recomendação não existe mais. 

Na verdade, a pílula anticoncepcional pode até proteger seu sistema reprodutivo. O uso da pílula por anos a fio reduz significativamente os sintomas da endometriose, uma doença que provoca o acúmulo de sangue da menstruação nos órgãos reprodutivos e até em outros órgãos do abdome, e que é uma das grandes vilãs dos problemas de fertilidade. 

Os dados mostram também que a pílula tem efeito protetor contra o câncer de ovário e de útero. Além disso, usuárias de pílula anticoncepcional correm menos risco de ter uma gravidez ectópica (quando o embrião começa a se desenvolver no lugar errado, fora do útero). 

Lembre-se de que métodos anticoncepcionais com hormônios, como a pílula, só devem ser usados sob orientação médica, porque, assim como qualquer outro medicamento, tem efeitos colaterais. 

A verdade é que o uso da pílula anticoncepcional dá uma falsa sensação de controle à mulher: como ela é eficiente para evitar a gravidez, na hora em que a mulher decide parar de tomá-la, quer já engravidar logo, nos primeiros meses. 

Mas não é bem assim. Na maioria dos casos a gravidez não é tão imediata, mesmo para quem nunca tomou pílula na vida. Se você resolveu parar de tomar a pílula para engravidar, o ideal é que espere pelo menos um ciclo menstrual natural, para ver se tudo volta a funcionar direitinho, além de você poder saber quando está ovulando. 

Não há nenhum problema em engravidar logo no primeiro mês sem a pílula, mas é melhor esperar no mínimo a primeira menstruação para que você possa contar a gravidez com mais certeza. 

É bem normal que a menstruação atrase um pouco no primeiro mês. Se você já estiver tentando, a ansiedade vai ser grande, e você certamente vai se decepcionar com o atraso, achando que já está grávida. 

Algumas mulheres ficam alguns meses sem menstruar depois de tomar anticoncepcional, na chamada amenorreia pós-pílula, mas na maioria dos casos a causa é outra, como o estresse ou estar muito abaixo do peso. 

Caso esteja pensando em parar de tomar a pílula nos próximos meses, já pode começar a preparar seu corpo para uma gravidez saudável, e a tomar ácido fólico desde já. 


Bj ^_^

6 comentários:

  1. Ai Maria... te entendo taaaanto! eu sei que as pessoas geralmente não fazem por mal, mas tem dias que pegam a gente de ovo virado, aí complica meeeesmo! hahahah mas essas aqui "Nossa, não vão querer ter filhos, não?! Pra que casaram?" e "Tão fazendo o negócio direitinho?" olha, não sei se ia aguentar não, sabe? kkkk

    bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Jú, eu só aguentei mesmo porque as donas dessas pérolas eram umas velhinhas da idade da minha vó... aí já viu... Melhor aguentar calada! ahahahaha

      Bjo***

      Excluir
  2. Oi Maria!

    Obrigada pela visita, adorei seu cantinho e vou te acompanhar!

    Isso é chato mesmo, né? Mas logo você vai estar exibindo um barrigão bem lindo por aí (e ouvindo muitas outras perguntas incovenientes, porque a falta de noção é eterna! Rs!).

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loroca,

      Pior que é mesmo, não é?!!!
      Por que algumas pessoas gostam tanto de deixar a gente constrangida???

      E eu achando que o fim disso viria com a notícia da gravidez, ledo engano...

      Que bom vc aqui! Gostei demais!
      Bjoss

      Excluir
  3. Oiee Maria sempre tem um chato para te irritar kkkk
    Essa semana o alvo foi meu marido tentante rsrs ele toma vitamina para ajudar ai veio uma linda (minha mae)e diz nossa precisa disso antigamente so precisava daquilo que pimba kkkk como se fosse fácil ela nao se lembra que também demorou 1 ano para me gerar? mais como eu amo não falei nada nem o mose rkkkkkkk e que bom q a pilula nao dificulta mais ainda bjs bom fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Naine, pitaco de mãe é difícil rebater...ahahaahah
      E ainda bem que seu marido não leva a sério!


      Bjosssss

      Excluir