Pesquisar nas cartas

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O amor tem endereço: Brasília.

Sou telespectadora assídua do Youtube e inscrita em uns 80 canais!!! Tenho até que me policiar e não perder horas a fio assistindo as atualizações... ahahahah Adoro!
 
Mas ontem não gostei de um vídeo, no qual a pessoa visitou Brasília e mostrou, de maneira perjorativa, os monumentos da Esplanada dos Ministérios. Como se aqui só vivessem políticos e servidores corruptos. Apesar de parcela mínima da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ser composta por parlamentares do DF. Ou seja, a corrupção e a falta de ética não é só daqui (sem querer defender A ou B), em sua maioria é também importada dos outros estados da Federação... Enfim...
Não quero entrar nesse mérito, perderíamos muito tempo e esse blog é para falar da minha vida de tentante e não de geopolítica.

Brasília é mais, muito mais que isso!
 
Só para lembrar: não nasci aqui.

Passei minha infância e adolescência em outro estado. Mas vivo aqui desde os 18 anos, quando vim fazer vestibular. O plano era voltar despois da minha formatura, mas conheci meu marido no primeiro semestre da faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em 2001. Resolvi ficar e meus pais, tão logo se aposentem, estarão aqui também.

Estamos passando por uma onda de violência, mas acho que esse não é um problema exclusivo daqui.
 
Ainda assim, queria listar 15 motivos para amar Brasília*, apesar dos pesares.
 
1 - Apesar das distâncias, Brasília é um ovo! Se você não conhece fulano, com certeza você conhece cicrano, que conhece fulano. Principalmente nas Asas;
2 - Ainda dirigimos com o vidro do carro aberto;
3 - O endereçamento tem clareza matemática e rapidinho você aprende a se localizar na cidade. Não se assuste se alguém falar pra você que te conhece da 10. Pode ser da Norte ou da Sul, mas você vai saber do que se trata.
4 - Ir ao Gilberto, não é visitar uma pessoa (alguém já citou isso, mas não lembro quem), é ir a um lugar.
5 - Normal andar de camelo e não é o bicho. Quem aí já ouviu "Eduardo e Mônica"?
6 -  Não temos mar, mas temos o Lago Paranoá. E, pode crer, nossa frota náutica só perde para o Eixo Rio/SP.
7 -  Podemos ver o pôr-do-sol de inúmeros lugares. O mais bonito, pra mim, é da Praça do Cruzeiro, pertinho do Memorial JK. Cinematográfico!
8 -  A maioria dos monumentos tem entrada gratuita. Caso você não queira ou não tenha tempo de visitá-las, só pela edificação já vale o passeio.
9 -  A vista da Esplanada, pela Plataforma da Rodoviária, ao lado do antigo Turing. Linda!
10 - Não temos Carnaval (há controvérsias, BabyDoll de Nylon tá quase aí na pista... rs) mas temos Festas Juninas. Sim, muuuuuuuuuitas! Em vários colégios, clubes e ruas sem saída!
11 - Quase todo mundo respeita a faixa de pedestre. Quase mesmo!
12 - Fique tranquilo em fazer sua reforma ou praticar seu esporte ao ar livre, entre julho e setembro. Raramente chove.
13 -  Sábado, à tarde, no Pontão! Mesmo que você não tenha barco e nem frequente os bares. Admirar a paisagem e se refrescar com o ventinho é um ótimo passatempo (inclusive sozinho). E não é sou só eu que acha isso não, viu?! Lota!!!
14 -  Falar com o rosto colado nas paredes curvas da Catedral Metropolitana. Há metros de distância, o som chegará firme e claro. A Catedral Dom Bosco e a Igrejinha também são roteiros imperdíveis, pela beleza arquitetônica.
15 - Na sua quadra não há apenas uma farmácia, mas também, perfumaria, mercadinho ou mercadão, lojas de roupas, bares, laboratórios, escritórios, cabelereiro (milhares), academias. Há um comércio local em quase todas elas (as quadras).

Você pode até não gostar daqui, de jeito nenhum, mas certamente, não encontrará outro lugar igual a esse!

*Lista personalíssima e essencialmente focada no que tem de bom. Prefiro falar, por hoje, das qualidades.

6 comentários:

  1. Imagino que Brasília não seja somente a area politica ou somente o Paranoá.
    Como falam mal de SP ou RJ, ou nordeste ou norte... Cada um fala mal e muitos falam bem...
    Faz parte :) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo! Só não precisa generalizar, né?!
      Do jeito que ela falou, parece que em Brasília, só tem coisa que não presta.

      E a gente sabe dos defeitos da nossa cidade, da sua, da dela (moça do vídeo)tb!!!
      Só acho de mal gosto fazer um vídeo falando APENAS isso.

      bjão pra família! :)


      Excluir
  2. Certamente não iremos gostar de todas as cidades que visitarmos por diferentes motivos, mas temos que reconhecer que todas elas tem pontos positivos e negativos, até mesmo a cidade que nós mais amamos!!!! Achei muito pertinente a sua colocação a respeito do vídeo citado!!! Brasília é muito mais do que o simples cenário para políticos corruptos... Tenho um tio que mora ai a quase 30 anos e não pretende se mudar para nenhum outro lugar do mundo!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louca pra conhecer Brasília e com tuas dicas, mais ainda! kkkkk! Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Tenho um casal de amigos que mora aí em Brasília, eles amam e vivem nos convidando para irmos, quando eu for te falo e nos conhecemos, que tal? Quem sabe você não os conhece?! rsrs
    Bjuss
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. MMaria, vou te falar uma coisa: eu sou uma das fulanas que conhece alguém que te conhece, rs! Entrei na UnB no 1/2000 então com certeza frequentamos os mesmos lugares na mesma época. Compartilho com você o amor por Brasília! Apesar de não ter nascido lá me considero meio Brasiliense. Odeio quando as pessoas falam mal dessa cidade que escolhi morar e morei até bem pouco tempo atrás (na verdade ainda tenho apartamento lá, então ainda é sim uma de minhas moradias nesse mundão de meu Deus).
    Beijos!
    Rita

    ResponderExcluir