Pesquisar nas cartas

sexta-feira, 14 de março de 2014

Desinformação você ver por lá!

Há uns dias a Rede Globo estava cheia de anúncios da próxima (atual) novela das 21:00h.
Fiquei interessada pela história da personagem Juliana, que sofre por não conseguir engravidar...
Tentante que é tentante "liga o radar" toda vez que ouve a palavra gravidez! rs
 
No entanto, tamanha foi minha decepção quando vi as cenas da personagem acima e fiquei chocada com o tratamento dado ao tema... Totalmente superficial e grotesco!
Sei da licença poética (no caso, a televisiva) que a dramaturgia pode dar ao enredo de qualquer cenário, mas achei um total desserviço conosco, que tanto sofremos com a luta para gerar.
 
Tratar a histeria (doença psiquiátrica seríssima) com tanta leviandade e inconsistência me causou profundo espanto. Pois, a relação ficou invertida!
 
Sim! Eu entendi que o autor quis dizer que a moça está doente e a frustração da gravidez foi o estopim para desencadear os sintomas da doença... Mas a maioria das pessoas não entende dessa forma... E à primeira vista, talvez intencionalmente, fica parecendo que a mulher que quer engravidar e não consegue é que, inevitavelmente, fica histérica! E pode ser uma criminosa em potencial.
 
Posso estar exagerando e falando besteira! Mas sinto muito pelo conteúdo e tratamento dado a uma questão que atinge tantas e tantas mulheres no seu mais profundo desejo...
 
Somos tão discriminadas pela dificuldade de procriar, no âmbito social e até mesmo familiar que fazer disso um enredo com esse tom, só me trás a vontade uma coisa: desligar a TV!

8 comentários:

  1. No inicio da novela também fiquei ligada a essa personagem, tive esperanças de que fosse passar o que é realmente a mulher com dificuldade de gerar, o quão fortes e guerreiras somos, mas infelizmente não é nada do que imaginei e do que poderia ser, eu simplesmente desliguei a televisão, não acompanho a novela...
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É justamente por causa desse tipo de situação que há muitos anos não acompanho mais as novelas da rede Globo!!!! Acho um absurdo como elas ao retratar algumas minorias acabam criando mais preconceitos em relação a essas minorias e em contrapartida acabam levando boa parte da sociedade a encarar com naturalidade alguns padrões de comportamento que ferem muitos valores familiares. Amei sua publicação!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não acompanho mais novelas há muito tempo, mas tudo que vi e li sobre a personagem me deixou passada. É terrível o que a mídia pode fazer, né? Affff... Adorei teu post, concordo com tudo! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Márcia querida!
    Retirei a Globo da minha vida há mais de 6 anos e sou muito feliz!! Aqui em casa, há anos a gente não sabe NADA do que passa na Globo e sugiro que todas as pessoas façam o mesmo. Nunca vi um canal de televisão tão imprestável. Lamentável!!

    ResponderExcluir
  5. MMaria, aqui na Gringolândia em muitos brasileiros, e no geral eles pagam pra assistir a globo e acompanham as novelas e tal... Mas eu não tenho e não sei que novela é essa com essa personagem. Olha, o que posso dizer das novelas é que as vezes algumas coisas legais aparecem, tipo violência contra o idoso, alcolismo... Mas no geral não podemos esperar muito não! Melhor desligar a TV e ir fazer outra coisa...
    Beijo, Rita

    ResponderExcluir
  6. Eu já fui muito noveleira, confesso. Mas tenho deixado de mão a tv por falta de tempo e opção mesmo. É incrível a falta de trato nas novelas com certos assuntos, fica tudo no ramo do senso comum mesmo. Pior é que acabam por influenciar o pensamento de muita gente. Falta de respeito, viu?

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  7. Eu, desde quando coloquei tv a cabo em casa não vejo a globo. Acho que as novelas perderam sua essência, são tantas coisas desnecessárias que eles mostram que acabam influenciando de alguma forma na sociedade, mas enfim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. também não gostei de como retratarão uma tentante de mt mal gosto um bj!

    ResponderExcluir